
Técnicas avançadas para aprimorar habilidades na detecção de fraudes através da análise de documentos e assinaturas
📌Objetivo do curso
Capacitar os participantes a identificar e analisar os principais elementos de segurança presentes em documentos públicos, privados e assinaturas, garantindo maior precisão e segurança no processo de verificação e prevenção de fraudes.
👥 Público-alvo
Profissionais da área de segurança em bancos e cooperativas de crédito, áreas do setor financeiro, envolvendo atuação em operações de câmbio, abertura de contas, caixas, concessão de crédito, cadastro e formalização de crédito, administradoras de cartões, financiamentos, consórcios, seguros, auditoria, inspetoria, atendimento ao cliente (vendas) e setor de serviços.
Conteúdo:
DOCUMENTOSCOPIA
Teoria geral da fraude – fraudes em documentos, como evitar
Elementos de segurança e características dos documentos
Pessoa Física
– Certidões de nascimento, casamento e óbito
– Síntese histórica sobre as carteiras de identidade
– Fraudes mais comuns com RG
– Carteira de identidade RG – lei 7.116/83 e os decretos 89.250/83, 9.278/2018 e 10.977/2022
– CPF – características
– CNH – carteira nacional de habilitação
– App VIO e a validação de documentos com QR code
– Carteira do Registro Nacional Migratório – CRNM e DPRNM – tipos e validade
– Links de pesquisa para documentos de ordem de classe
– Comprovante de residência e rendimentos
Pessoa Jurídica
– Contrato social – entendendo o documento
– Faturamento
Pessoa Física e Jurídica
– IR – Imposto de Renda
– Procuração
GRAFOSCOPIA
Conceito e seu objetivo como técnica para detecção de fraudes
Análise de 3 tipos de assinaturas: autêntica com divergência, autêntica contestada e falsa
Padrões – importância de coletar corretamente as assinaturas na abertura de contas e em contratos
Evolução do grafismo, suas fases e a importância delas na análise de assinaturas
Princípios e leis que norteiam à escrita
O Grama e a Forma – distinção, conceitos e aplicação na detecção de fraudes
O inconsciente e seu total comando no ato de escrever
Principais causas que modificam a escrita na assinatura
Examinando uma assinatura através dos elementos:
– Espontaneidade – traço, ausência e fatores que alteram
– Dinâmica da escrita – análise da pressão e velocidade no ato de assinar e escrever
Principais elementos de uma assinatura, sua imagem e seus grupos
Explanação dos dois grandes grupos de elementos: Ordem geral e genética
Indícios primários de falsidade em assinaturas
Aspectos que devem ser primeiramente analisados no ato da análise de uma assinatura
Principais tipos de falsificações e os mais comuns
Carga Horária: 16 horas
Datas e Horários:
27-28-31/março e 1º/abril – (quinta, sexta, segunda e terça-feira)
17h30 – horário de Cuiabá/MT
18h30 – horário de Brasília/DF
Inscrições até dia 08/03/2025 ou até o preenchimento total das vagas disponíveis (somente 30 vagas por turma).
1º LOTE: R$ 697,00 por participante
2º LOTE: R$ 847,00 por participante
Garanta agora sua vaga no lote acima enquanto disponível:
Pagamento com cartão em até 10 vezes
Garanta sua vaga agora e leve sua equipe ao próximo nível!
Metodologia
Com a mesma qualidade didática dos cursos presenciais da Gestão Maior, os cursos online e AO VIVO você interage em tempo real com a especialista, frente a frente, para tirar dúvidas e fazer network. Por isso, nossas turmas têm um número limitado de participantes para o maior aproveitamento – somente 30 vagas na turma.
Além da especialista, também participa em tempo integral um profissional da Gestão Maior para suporte a ferramenta de transmissão do curso e garantir para você a melhor experiência de aprendizado.
Confira os benefícios exclusivos de participar deste curso online e ao vivo pela Gestão Maior:
🎯 Conforto : Assista ao curso ao vivo no conforto da sua casa ou no local que preferir.
💰 Economia : Elimine gastos com deslocamento, viagens e hospedagem para você e/ou sua equipe.
🤝 Networking avançado : Turmas limitadas, proporcionando um ambiente ideal para interação e troca de experiências inovadoras entre os participantes.
+ BÔNUS EXCLUSIVOS
🎥Acesso às aulas gravadas: Revise o conteúdo por 60 dias após o curso, aprofundando ainda mais o aprendizado.
📞Canal direto com o especialista: Tire suas dúvidas antes, durante e após o curso, garantindo suporte total para aplicar os conhecimentos adquiridos
Observações:
• Está incluso no investimento: apostila digital e certificado de participação digital.
• Você receberá e-mail com as informações para acessar o curso até 1 dia de antecedência do curso.
• A documentação referente a essa capacitação ficará disponível por 2 anos.
• A GESTÃO MAIOR se reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de participantes.
Especialista: RITA AMABILE
- Possuí formação acadêmica em direito e psicologia;
- Pós-graduada em ciências forenses;
- Possui formação complementar nos seguintes temas:
- Grafoscopia e Documentoscopia – G5 Serviços de Treinamento – 08 horas – 2010
- Analista de Fraudes em Documentos Públicos e Privados com Diagnóstico de Assinaturas e Grafismos – UNIFORENSES Instituto de Ciências Forenses – 50 horas – 2011
- Grafologia – Centro de Estudos Grafológicos – 40 horas – 2011
- Prevenção a Fraudes e Documentoscopia – Escola Superior de Advocacia – 12 horas – 2012
- Perito Judicial – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – 15 horas – 2013.
- Atua como perita grafotécnica e assistente técnico, elaborando laudos e pareceres grafotécnicos, tanto para elucidação de falsificação ou autenticidade em assinaturas, bem como, para verificação de autoria de grafismos;
- Atua como instrutora especialista, credenciada pela Gestão Maior nos cursos de grafoscopia e documentoscopia;
- Ministrou cursos de Grafoscopia e Documentoscopia em várias Cooperativas da área Financeira;
- Atua como docente dos cursos de grafoscopia e documentoscopia em instituições de ensino, bem como, em conceituadas instituições ligadas ao sistema financeiro em todo território nacional, e ainda, para o mercado varejista, concessionárias de veículos e equipamentos.
GARANTA AGORA SUA VAGA PREENCHENDO UM DOS FORMULÁRIOS ABAIXO!

Em quantas COMPRAS você poderia ter resultados melhores se estivesse mais preparado?
Venha aprimorar seu conhecimento para obter mais resultados no processo de Compras, na relação com fornecedores e saber como se negocia com quem está do outro lado do balcão.
📌 Objetivos
- Desenvolver competências para realização dos processos em compras.
- Analisar os processos de compras e discutir as relações da empresa com seus fornecedores.
👥 Público Alvo
Profissionais com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, com os processos de compras, suprimentos, desenvolvimento e avaliação de fornecedores, relacionamentos e programação de fornecedores, entre outras funções nas empresas.
Conteúdo:
- Desafios nas cadeias de suprimentos
- Integração logística e o processo suprimentos
- Compras no contexto da empresa / logística empresarial
- O processo de compras
- Compras e suas características
- Relações com fornecedores
- Tipos e fontes de fornecimento
- Seleção e acompanhamento de fornecedores
- Negociação em compras
- O conceito, habilidades, estilos de negociação
- A fase de preparação, elementos básicos da negociação e processo
- Impasses e concessões
- Relações e diferenças culturais
- Erros comuns nas negociações
- Simulação de atividade de negociação e análise de resultados com os participantes
Data e Horários:
05/abril – Sábado
7h30 às 16h45 – horário de Cuiabá/MT
8h30 às 17h45 – horário de Brasília
Inscrições até dia 04/abril ou até o preenchimento das 25 vagas disponíveis para o curso.
Investimento:
1º LOTE: R$ 397 por participante
2º LOTE: R$ 457 por participante
Garanta agora sua vaga no lote acima enquanto disponível:
Pagamento com cartão em até 10 vezes
TURMA REDUZIDA E VAGAS LIMITADAS!
Metodologia
Com a mesma qualidade didática dos cursos presenciais da Gestão Maior, nos cursos online você assiste as aulas ao vivo e interage em tempo real com o especialista, frente a frente, podendo tirar dúvidas além de interagir com os colegas através de debates sobre o tema quando pertinente.
Além do especialista, também participa em tempo integral um profissional da Gestão Maior para suporte a ferramenta de transmissão do curso e garantir para você a melhor experiência de aprendizado.
Confira os benefícios exclusivos de participar deste curso online e ao vivo pela Gestão Maior:
🎯 Conforto : Assista ao curso ao vivo no conforto da sua casa ou no local que preferir.
💰 Economia : Elimine gastos com deslocamento, viagens e hospedagem para você e/ou sua equipe.
🤝 Networking avançado : Turmas limitadas, proporcionando um ambiente ideal para interação e troca de experiências inovadoras entre os participantes.
+ BÔNUS EXCLUSIVOS
🎥Acesso às aulas gravadas: Revise o conteúdo por 60 dias após o curso, aprofundando ainda mais o aprendizado.
📞Canal direto com o especialista: Tire suas dúvidas antes, durante e após o curso, garantindo suporte total para aplicar os conhecimentos adquiridos
Observações:
• Está incluso no investimento: apostila digital e certificado de participação digital.
• Você receberá e-mail com as informações para acessar o curso até 1 dia de antecedência do curso.
• A documentação referente a esta capacitação estará disponível por 2 anos.
• A GESTÃO MAIOR se reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de participantes.
Especialista: Augusto Aiquel Vaz Costa
- Administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
- Administrador público pela UFRGS,
- Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS,
- Mestre em Administração (Área de Concentração: Produção e Sistemas) pela UFRGS.
- Professor universitário na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- Professor no curso de especialização (pós-graduação) Gestão Estratégica em Logística, turmas de 2011, 2012 e 2014 e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing da turma de 2017, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- Curso em Administração da Produção e Operações na University of Houston / Texas / USA.
- Cursos The Value-Driven Enterprise e Administração de Projetos na University of Wisconsin-Madison / Wisconsin / USA.
- Experiência como executivo da área de suprimentos.
- Consultor nas áreas de logística / gestão de materiais e gestão de produção / operações, com 30 anos de atuação no setor.
- Palestrante convidado em eventos como o XIV Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade/UBQ/2004.
- Atividades de atualização, participação em eventos internacionais:
- The International Supermarket Industry Convention and Educational Exposition 1995, Chicago / USA;
- Hannover Messe 1997 / Alemanha;
- ProMat 2001 / 2003 / 2005 / 2007 / 2009 / 2011/ 2013 /2015 / 2017 / 2019 – Material Handling Industry of America (MHIA) Show and Conference, Chicago / USA;
- NA2002 – The Material Handling & Logistics Show and Conference / Detroit / USA; NA2006 / NA2008 / NA2010 – The Material Handling & Logistics Show and Conference / Cleveland / USA;
- MODEX and MODEX Educational Conference – 2012 / 2016 /2018 / Atlanta / USA;
- CeMAT 2014 – the whole world of intralogistics at a single venue / Hannover / Germany.
- Ministrou pelo Brasil mais de 200 turmas de cursos na área de Logística, Estoque, Compras e Suprimentos.
Depoimentos de quem já participou cursos online e ao vivo da GESTÃO MAIOR com o especialista Augusto Aiquel:
Curso de excelente qualidade. Foi bastante produtivo. Certamente vou usar em minha empresa.
Alan Jorge Ferreira, Cuiabá/MT
Curso surpreendente. Quero agradecer por essa oportunidade. Continuem assim.
Denilson Barbosa do Nascimento, Brasiléia/AC
O curso online nessa plataforma é sensacional. Parabéns ao professor Augusto e à Gestão Maior.
Valdir da Silva Pedroso, Dourados/MS
Curso bem proveitoso. Didática muito bem colocada pelo prof. Augusto. Toda a equipe da Gestão Maior está de parabéns.
Joab Delfino do Nascimento, Rio Branco/AC
Excelente curso. Todos os tópicos são abordados de forma clara e são muito bem explicados.
Greg Alexander dos S. de Jesus, Chapadão do Sul/MS
Muito bom este curso. Aprendi muito. Excelentes profissionais.
Luciano Pereira de Deus, Rondonópolis/MT